Principais Bibliotecas da Catalunha assinam acordo com o Google Book Search para digitalização de suas obras.
domingo, janeiro 14, 2007
O Google assinou um acordo com a Biblioteca da Catalunha para digitalizar obras, restritos ao domínio público, desta biblioteca e demais quatro bibliotecas da Catalunha. Mais de 300 mil livros serão digitalizados através do projecto Google Book Search (GBS)
A Biblioteca da Catalunha (BC), a maior biblioteca desta comunidade autónoma de Espanha, actuará como coordenadora e interlocutora das outras quatro bibliotecas que participam no projecto: Biblioteca do Mosteiro de Montserrat, do Seminário de Barcelona, do Centro Excursionista de Catalunha e do Ateneu Barcelonês.
A directora da BC, Dolors Lamarca, destacou que os fundos das cinco bibliotecas que participam no projecto incluem colecções especiais de um alto valor patrimonial, tanto em catalão, castelhano, francês, alemão, latim e inglês. O Google que terá o encargo das despesas do projecto informou que daqui a uns meses já estarão acessíveis as primeiras obras.
Em Setembro passado o Google firmou semelhante com a Universidade Complutense de Madrid. Foi a primeira vez que o GBS passou a integrar uma biblioteca não localizada num país de Língua (oficial) Inglesa. Mas tal afigurava-se compreensível pelo facto de o Espanhol ser a 4ª língua mais falada no Mundo e mais ainda pela sua marcada presença nos Estados Unidos (15% da sua população é hispânica). Já no que concerne à Catalunha, não estando o Catalão nem entre as sessentas Línguas mais faladas do Mundo, interrogámo-nos se o interesse do Google não foi efectivamente contrabalançar o benefício prestado meses antes à Língua Castelhana. Curiosamente, até os quantitativos dos livros a digitalizar são iguais nos dois casos (300 mil obras). Dados mais detalhados deste último acordo ainda não foram divulgados, mas ajuízo que os livros em Língua Catalã não serão os que o Google dará mais preferência de digitalização. É que queiramos, quer não, um potencial mercado de cerca de 9 milhões de leitores é sempre algo restrito para o Google.
No âmbito do Google Book Search a Google já assinou idênticos acordos com outras instituições, entre as quais as bibliotecas das Universidades de Harvard (Widener), Stanford (Green), Oxford (Bodleian), Michigan, Califórnia, Complutense, Wiscosin-Madison, Virgínia e da Biblioteca Pública de Nova Iorque. Por outro lado, o Google está trabalhando com a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos num projecto de digitalização.